quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Evento sobre Segurança Pública no Feira VII, dar poucas pessoas!


Parece que atual Presidente da Associação, Joka Bispo está sem prestigio com os moradores do Feira VII, foi um mês de divulgação com carros de som e panfletagem, nem mesmo assim foi capaz de atrair os moradores, para tratar de assuntos tão importante, só a diretoria e seus familiares marcaram presença com os convidados um Padre, um Pastor e o Comandante da Cia Independente 67 Cia Pm e Um representante politico, deve ser o desgaste de ter perdido quase dez membros da nova diretoria ou forma de conduzir os trabalhos, esperamos que dar próxima vez faça diferente.

Feira de Santana: PM só fiscaliza Lei Seca se a Ciretran convocar; enquanto isso a combinação bebida e direção rola solta no município


Até hoje ninguém consegue explicar porque a lei Seca não é aplicada no município de Feira de Santana, haja vista que na capital do estado as operações ocorrem normalmente. Houve uma cogitação que após as eleições, as ações seriam implementadas, mas o fato só ficou na especulação.
Na última entrevista cedida pelo Comandante da Polícia Militar de Feira de Santana, Adelmário Xavier, ao repórter Denivaldo Costa, da Rádio Subaé, ele expôs que PM está pronta para apoiar as blitze da Lei Seca na cidade. Mas, a iniciativa tem que partir da 3ª Ciretran e da Secretaria Municipal de Transportes e
Trânsito (SMTT). "Cabe à Policia Militar apoiar sempre for solicitada, e nós estamos prontos", afirmou Xavier.
 O comandante disse ainda que acha importante a realização das blitze, uma vez que muitos acidentes ocorrem em decorrência da ingestão de bebidas alcoólicas por condutores de veículos. No mês de agosto foram contabilizados 17 acidentes com mortes  no  trânsito em Feira de Santana. "Cabe aos órgãos de trânsito requisitar a PM", repetiu. Xavier enfatizou que as blitze dependem da 3ª Ciretran, e não da PM.
Em entrevista concedida anteriormente ao repórter Denivaldo Costa, o coordenador da 3ª Ciretran, Silvio Dias, declarou que a Polícia Militar pode realizar essas blitze por iniciativa própria. Ainda segundo informações chegadas ao repórter policial, a Secretaria Municipal de Transportes já declarou que a responsabilidade é da 3ª Ciretran. Diante desse jogo de empurra, os condutores infratores continuam colocando em risco a própria vida e a de terceiros.
Nos finais de semana é normal observar os bares cheios e nenhuma fiscalização no município. As vitimas de acidentes de motos na cidade, podem ser em decorrência de imprudência, como também ingestão de bebida alcoólica de motociclistas e donos de automóveis. 


FEIRA DE SANTANA Após depredação de ônibus, moradores têm dificuldades com transporte 10/12/2014 07h21 A ação aconteceu no final de linha do conjunto durante a manifestação




Os moradores do Conjunto Viveiros tiveram dificuldades em se locomover para o trabalho ou escola na manhã desta quarta-feira (10) depois que três ônibus das linhas que atendem o local foram depredados por vândalos.
A ação aconteceu no final de linha do conjunto durante a manifestação que estava sendo realizada por moradores, no Anel de Contorno, contra o fechamento do acesso ao conjunto Feira X.
De acordo com o Major PM Florisvaldo Ribeiro, os vândalos se aproveitaram da situação para agir de má fé. Uma moradora que não quis se identificar informou que os vândalos cobriram o rosto. "Pessoas encapuzadas apedrejaram os ônibus da empresa 18 de Setembro no final de linha do Viveiros. Deixaram os ônibus totalmente destruídos. Só não tocaram fogo porque chegaram várias viaturas da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar, que escoltaram os ônibus até a garagem da empresa", relatou.
O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Ebenezer Tuy, informou que apesar da depredação, que deixou três ônibus com todos os vidros quebrados, a população não ficou sem transporte.
“Deslocamos algumas linhas para o Viveiros, e três ônibus neste momento estão passando por lá. É um direito fazer um evento como fizeram, mas não podem praticar danos ao patrimônio, prejudicando pessoas que não se envolveram no ato. Pessoas que não têm nada a ver. Os moradores terão dificuldade com o transporte porque todos os vidros estão quebrados, mas não podemos prejudicar o direito de transporte que as pessoas têm”, declarou.
 

PM apreende veículos durante operação Asfixia em Feira de Santana 10/12/2014 10h10 Ainda segundo o tenente, os ciclomotores são um problema em todo o país, porque ainda não há uma legalização total quanto ao emplacamento e o uso de equipamentos de segurança.

A Polícia Militar de Feira de Santana realiza até o final do ano, em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), a Operação Asfixia. Na manhã de ontem (9), sete veículos de duas rodas foram apreendidas durante uma fiscalização no centro comercial.
De acordo com o tenente Cleiton, a operação Asfixia é formulada pela 64ª CIPM, sob o comando do major Muller. “Ela faz parte do programa Natal em Paz e visa coibir ações delituosas de todo gênero, principalmente os praticados por veículos ciclomotores e motocicletas”, informou.
Ainda segundo o tenente, os ciclomotores são um problema em todo o país, porque ainda não há uma legalização total quanto ao emplacamento e o uso de equipamentos de segurança. “Mas aqui é cobrado o que o Código de Trânsito Brasileiro prevê, como a utilização de capacete, que é de uso obrigatório, a documentação original do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores)”.
As informações são do repórter Danillo Freitas do Acorda Cidade.

Governador sanciona LOBs da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros

Fruto de ampla discussão na Assembleia Legislativa da Bahia e intensa mobilização do deputado e líder do Governo, Zé Neto, as Leis de Organização Básicas (LOBs), da Polícia Militar e do Corpo de bombeiros aprovadas no plenário da Alba no último dia 19/11, foram sancionadas nesta terça-feira, 09/12, pelo governador Jaques Wagner. O texto foi publicado na edição desta quarta-feira (10) do Diário Oficial do Estado. 

 
Após a sanção da LOB da PM, cinco mil policiais militares deverão ser promovidos ainda este ano. A lei também prevê a criação de novas unidades da PM no interior, como o Comando de Policiamento Regional Sudoeste e o Comando de Policiamento da Região da Chapada; dois esquadrões de Polícia Militar Montada, com sedes em Feira de Santana e Itabuna; um esquadrão de motociclistas também em Feira de Santana; e duas companhias independentes de Policiamento de Guardas, sediadas em Feira de Santana e Itabuna. Além disso, serão criados cinco colégios da PM e mais 19 companhias independentes da corporação. Nos próximos anos, cinco mil novos bombeiros também devem incrementar o quadro da corporação.
 
De acordo com Zé Neto, a sanção das LOBs representa um importante avanço para aprimorar a Segurança Pública no Estado e dão sequência ao amadurecimento da relação entre Governo e Polícia Militar. "Não se trata apenas de mudanças no perfil das carreiras dos servidores, mas é um conjunto de ações de aprimoramento da segurança, que atendem a demandas da sociedade. Não tenho dúvida que Feira dará um salto de qualidade no combate e prevenção à violência", afirmou o deputado.
 
Para Zé Neto, os novos equipamentos irão qualificar a segurança pública em Feira de Santana e em todo o estado, atendendo à uma demanda importante da sociedade.