sábado, 27 de dezembro de 2014

PM de Feira de Santana é morto durante assalto em Maceió 27/12/2014 15h41 Ele era lotado na 67ª Companhia Independente da Polícia Militar e estava em Maceió com a família para passar o Natal.



O sargento da Polícia Militar Gutemberg Sacramento de Araújo Silva, 28 anos,  de Feira de Santana, foi morto a tiros durante um assalto na manhã deste sábado (27) quando voltava para o apartamento onde estava hospedado, em Maceió (AL).
Ele era lotado na 67ª Companhia Independente da Polícia Militar e estava na capital alagoana com a família para passar o Natal. Segundo informações, ele iria retornar para Feira de Santana hoje a tarde.
O latrocínio (roubo seguido de morte) aconteceu por volta das 6h quando Gutemberg passava pela Rua Gaspar Ferrari, no bairro Ponta verde, e foi abordado por um homem em uma motocicleta com placa coberta.
Baleado no abdómen, o PM chegou a correr alguns metros, mas não resistiu e caiu na calçada da Rua Desportista Humberto Guimarães. Segundo testemunhas a vítima foi baleada ao reagir ao assalto e antes de fugir o criminoso levou o celular, a carteira e uma corrente do policial.
As imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que o PM entra em luta corporal com o bandido, que efetua o disparo e foge. Uma bala e a viseira do capacete do bandido foram encontradas no local do crime. A polícia de Alagoas acredita que o assaltante deve ter cometido outros ataques no bairro na mesma manhã.
Foto: Henrique Pereira/ GloboEsporte.com

 

Ônibus que saiu da BA cai em ribanceira e deixa cerca de 8 mortos e 21 feridos 27/12/2014 11h22 Entre os feridos, 13 apresentavam ferimentos mais graves, como traumatismo craniano e fratura de fêmur.

Um ônibus com 31 passageiros e um motorista, que seguia da Bahia para o Rio de Janeiro capotou ao cair em uma ribanceira no quilômetro 249 da BR-101, na Serra, região Metropolitana de Vitória, por volta de 5h30 deste sábado (27).
Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao site G1, pelo menos oito pessoas morreram no acidente e outras 21 pessoas foram socorridas para o Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra. Entre os feridos, 13 apresentavam ferimentos mais graves, como traumatismo craniano e fratura de fêmur.
O veículo da empresa São Geraldo, saiu de Porto Seguro às 17h de sexta-feira (26), com destino à Região dos Lagos (RJ). Às 9h, segundo o G1,a via foi totalmente interditada pela PRF para a remoção do veículo.
A empresa informou ao site que só vai divulgar o nome das pessoas mortas quando o Instituto Médico Legal confirmar os nomes, porque com o acidente, documentos podem se locomover e confundir essa identificação.
De acordo com o motorista um caminhão fazia uma ultrapassagem indevida no momento em que ele estava fazendo uma curva e para não bater jogou o ônibus no acostamento e o veículo acabou caindo em uma ribanceira de aproximadamente 40 metros de altura.Segundo a empresa, todos os passageiros devem seguir para o hospital, pois mesmo que não tenham ferimentos aparentes podem ter lesões internas.
Foto: Reprodução/TV Gazeta

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Dois jovens são mortos com tiros na cabeça no bairro Tomba 26/12/2014 22h04 A motivação do crime ainda é desconhecida.

Dois jovens foram assassinados na noite desta sexta-feira (26), na rotatória do bairro Tomba, próximo á Escola Municipal Ana Brandoa, em Feira de Santana. O crime aconteceu por volta das 19h quando dois homens em uma moto, segundo informações de populares, se aproximaram das vítimas disparando vários tiros.
Kevenne Lopes Pereira, o “Keu”, 21 anos, e Jadson dos Santos Carneiro, o "Jau", 24, foram atingidos por tiros na cabeça e morreram no local. Em entrevista ao Acorda Cidade, o delegado Matheus Souza informou que a motivação do crime ainda é desconhecida, mas que um dos jovens era usuário de drogas.

Keu e Jau
“Uma das vítimas ainda tentou fugir, mas foi alvejada. Não sabemos ainda se os dois eram alvos ou apenas um. O local estava muito movimentado. Vamos puxar a ficha criminal dos dois, verificar com as famílias se eles tinham alguma rixa ou desavença recente e a partir daí a gente vai desenvolvendo as linhas de investigação”, explicou.
Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Novo hospital geral de Feira de Santana já tem terreno demarcado 26/12/2014 12h13 O processo licitatório e início da obra estão previstos para o primeiro semestre de 2015.


Já está definido o local onde será construído o novo Hospital Geral de Feira de Santana. Em entrevista ao programa Acorda Cidade, na Rádio Sociedade, na manhã desta sexta-feira (26) o deputado estadual Zé Neto informou que uma área localizada nos fundos Hospital Especializado Lopes Rodrigues já está demarcada para a construção.
O processo licitatório e início da obra estão previstos para o primeiro semestre de 2015. Segundo o deputado, o hospital terá a mesma planta do Hospital Estadual da Criança (HEC) ou do Hospital do Subúrbio.
“O novo hospital geral terá uma destas duas plantas, eu defendo que seja a planta do Hospital da Criança, que tem seis andares e duas torres e, além disso, é mais horizontalizado e oferece mais espaços para outras construções ao redor”, disse.
Fonte: Acorda Cidade.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Segurança do Clériston é baleado após reagir a tentativa de assalto dentro do hospital 25/12/2014 19h36 O segurança, que foi baleado na mão direita, foi transferido ainda durante a manhã para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, porém não há informações sobre o estado de saúde.


O segurança Jadson Pereira da Silva, 34 anos, foi baleado durante uma tentativa de assalto na manhã desta quinta-feira (25), enquanto trabalhava no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).
O segurança, que foi baleado na mão direita, foi transferido ainda durante a manhã para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, porém não há informações sobre o estado de saúde.
De acordo com informações do posto de Polícia Civil do Hospital Geral do Estado, Jadson Pereira da Silva estava trabalhando quando foi abordado por um homem na área interna do hospital, que anunciou o assalto. Jadson reagiu e foi baleado.
Fonte: Acorda Cidade.

Dilma chega a base naval da Bahia para descansar antes da posse Presidente viajou ao litoral baiano acompanhada de sete familiares. A previsão é que a petista retorne a Brasília até a próxima segunda (29).

Presidente Dilma na Bahia, para descansar antes da Posse.

A presidente Dilma Rousseff desembarcou de helicóptero na tarde desta quinta-feira (25), ao lado de sete familiares, na Base Naval de Aratu, no litoral da Bahia, para um breve período de descanso antes de ser reempossada no cargo no dia 1º de janeiro. Ela e a família passaram a noite de Natal no Palácio da Alvorada. Segundo a assessoria da Presidência, a chefe do Executivo deve retornar para Brasília até a próxima segunda (29), quando deve concluir a reforma ministerial para seu segundo mandato.
Ainda de acordo com assessores, Dilma está hospedada na base naval baiana ao lado da filha, Paula, do neto, Gabriel, da mãe, Dilma Jane, do genro, de uma tia, de um sobrinho e da esposa do sobrinho. Não há previsão de que a petista deixe a estrutura militar na noite desta quinta.
Dilma embarca com o neto, Gabriel, e a filha, Paula, para período de descanso no litoral da Bahia (Foto: André Dusek / Estadão Conteúdo)
Dilma embarca com o neto, Gabriel, e a filha, Paula,
para período de descanso no litoral da Bahia.
(Foto: André Dusek / Estadão Conteúdo)
Dilma deixou o Alvorada, residência oficial da Presidência, por volta das 14h, em um helicóptero que a conduziu até a Base Aérea de Brasília. Lá, ela e a família embarcaram no avião presidencial.
A comitiva de Dilma desembarcou na Base Aérea de Salvador em torno das 15h30 no horário local (16h30 no horário de Brasília). O governador da Bahia, Jaques Wagner – anunciado na terça-feira (23) para o comando do Ministério da Defesa no segundo mandato da petista – recepcionou a presidente na base aérea.
Na própria pista, Dilma embarcou em outro helicóptero, que a levou com os familiares para Aratu. Conforme a assessoria da Presidência, o deslocamento aéreo até a base naval durou cerca de 20 minutos.
A estrutura militar está localizada na península São Tomé de Paripe, na baía de Aratu, no subúrbio ferroviário de Salvador.Refúgio presidencial
Desde que assumiu o comando do país, em 2011, Dilma tem escolhido a base de Aratu para repousar nos períodos de folga. A última vez que ela esteve no local foi no final de outubro, poucos dias após se reeleita.

A expectativa é de na próxima segunda-feira, ao retornar da viagem da Bahia, a petista anuncie os últimos 22 nomes que faltam para completar seu novo primeiro escalão.
Até o momento, Dilma já anunciou os titulares de 17 pastas. Devido à pressão do mercado, adefinição começou pela área econômica: Joaquim Levy para a Fazenda, Nelson Barbosa no Planejamento e Armando Monteiro Neto para o Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também foi confirmada a permanência de Alexandre Tombini na presidência do Banco Central.
Nesta terça (23), Dilma divulgou os nomes de outros 13 ministros que farão parte do primeiro escalão de seu governo. Foram anunciados os nomes de Aldo Rebelo (que deixou os Esportes para chefiar a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação); George Hilton (Esportes); Cid Gomes (Educação); Edinho Araújo (Portos); Eduardo Braga (Minas e Energia); Eliseu Padilha (Aviação Civil); Helder Barbalho (Pesca); Kátia Abreu (Agricultura); Vinicius Lajes (Turismo); Jaques Wagner (Defesa); Gilberto Kassab (Cidades); Nilma Lino Gomes (Igualdade Racial); e Valdir Simão (Controladoria Geral da União).
Também no dia 29, há a expetativa do anúncio das primeiras medidas econômicas que serão adotadas para o ano que vem. Embora definidas pela futura equipe, as ações terão de ser apresentadas pela atual, devido ao princípio da anterioridade, que é a divulgação das medidas no exercício anterior ao qual vão começar a vigorar.
Fonte: G1

Vendedor ambulante é executado com 13 tiros no Sobradinho 25/12/2014 15h04 Os tiros atingiram as costas, ombros, braços e principalmente a cabeça.




O vendedor ambulante Givanildo dos Santos Rios de 33 anos, residência ignorada, foi assassinado por volta das 11h30 desta quinta-feira (25). Ele passava pela Rua Ipuana no bairro Sobradinho, quando foi abordado por um homem, que de posse de uma pistola 380, deflagrou vários tiros. Segundo populares, Givanildo ainda tentou correr, mas caiu alguns metros depois de ser atingido e morreu.
Uma viatura da Polícia Militar, comandada pelo sargento Cícero, esteve no local do crime. "O que soubemos aqui por pessoas e junto a própria família é que alguém se aproximou dele e deflagrou os tiros. Não sabemos se o assassino estava de moto ou a pé". afirmou o sargento.
Ele disse ainda que conversou com o pai da vítima e obteve informações de que Givanildo trabalhava no centro da cidade vendendo CDs piratas. Há informações ainda de que ele era usuário de drogas e já tinha passagens pela polícia.
Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi ao local juntamente com policiais civis para realizar o levantamento cadavérico, que foi feito pela delegada Herundina Nunes, que está plantão no Complexo Policial do Sobradinho.
A delegada também conversou com familiares de Givanildo. Ela lamentou essa onda de violência em Feira de Santana. "Soubemos que a vítima saiu para fazer compras quando foi abordada por pessoas que deflagraram os disparos. Ele correu para se livrar, mas não teve chance e morreu", afirmou.
A equipe do DPT constatou que ao todo foram feitos 13 disparos de pistola calibre 380. Os tiros atingiram as costas, ombros, braços e principalmente a cabeça.
Um dos projéteis ficou amassado no tórax da vitima. Oito cápsulas foram encontradas no entorno do corpo de Givanildo, o que se deduz que ele foi atingido a uma curta distância. O corpo foi encaminhado para o DPT para realização de necropsia.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Rodoviários voltam ao trabalho na próxima sexta-feira, diz sindicato 24/12/2014 13h44 O advogado afirmou ainda que empresas devem negociar com os fornecedores e realizar um financiamento.




A partir das 4h da manhã da próxima sexta-feira (26) os motoristas e cobradores do transporte público de Feira de Santana voltam ao trabalho. A afirmação é do vice-presidente do sindicato que representa a categoria, José Souza.
O representante legal das empresas de ônibus 18 de setembro e Princesinha, advogado Ronaldo Mendes, informou em entrevista ao Acorda Cidade que na sexta serão pagos o 13º e a antecipação do salário de dezembro dos funcionários, pondo fim à greve que já dura dois dias e prejudicou o funcionamento do comércio, que esperava vender mais antes do Natal.
Diante da crise do transporte, a prefeitura, juntamente com o Ministério Público e o sindicato, se reuniu com as empresas na manhã de hoje (24), a fim de chegar a um acordo. Segundo o advogado Ronaldo Mendes, a prefeitura deve entrar com um aporte financeiro junto às empresas, no valor de R$ 1 milhão, e as empresas devem arcar com R$ 400 mil, a fim de sanar a dívida com os trabalhadores. “As empresas vão se virar e fazer toda a sua matemática financeira e cavar esse recurso fora e pagar esse salário sexta-feira”, disse.
Ainda segundo ele, as empresas esperam que a continuidade da operação e os estudos realizados pela prefeitura a situação se estabilize. “Estamos trabalhando nessa perspectiva de que o sistema de transporte volte à normalidade a partir do entendimento entre o sindicato, prefeitura e empresas de ônibus”, ressaltou.
 
(Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade | Representantes se reuniram no Ministério Público)
O advogado afirmou ainda que empresas devem negociar com os fornecedores e realizar um financiamento. “Peças, diesel, vales. E vamos procurar parcelar essas dívidas para resolver esse problema financeiro. Eu não sei precisar valores no total porque são muitos fornecedores, mas tudo dentro do sanável”, finalizou.
Em nota, a prefeitura informou que tentou nos últimos meses evitar uma crise no transporte público e desembolsou de uma só vez a quantia de R$ 1,8 milhão, antecipando a compra dos vales-transportes do mês de novembro.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Edmundo Dumet deixa a direção do Conjunto Penal de Feira de Santana


O diretor do Conjunto Penal de Feira de Santana, Edmundo Memeri Dumet está deixando o cargo, após sete anos na direção da unidade. A informação foi passada por Dumet durante um almoço oferecido à imprensa e advogados, nesta terça-feira (23). Ele declarou em entrevista que aceitou o convite de uma empresa privada que administra presídios de segurança máxima no Brasil.Edmundo disse ainda que está satisfeito com os avanços obtidos durante sua administração, pontuando o aumento da capacidade para abrigar detentos, que passou de 304 vagas para 1.200, com a construção de novos pavilhões, e que nenhuma rebelião aconteceu na sua gestão. Para o lugar de Edmundo Dumet deverá ser nomeado Clériston dos Santos Leite, que atualmente ocupa o cargo de diretor-adjunto. Blog Central de Polícia, com informações e foto de Marcos Valentim.
Fonte: Valter Vieira Noticias.

Greve no transporte coletivo causa grandes prejuízos ao comércio de Feira de Santana


Greve no transporte coletivo causa grandes prejuízos ao comércio de Feira de Santana
O período natalino é uma das épocas de maior aquecimento das vendas no comércio feirense. Normalmente nesta data as ruas são invadidas por uma onda de carros e uma multidão de pessoas. Quem resolveu sair na terça-feira (23) as compras encontrou o centro da cidade intransitável e as primeiras horas sem transporte coletivo, após a greve decretada pelos rodoviários, reservaram pontos de lentidão no tráfego e congestionamentos, que se formaram após uma manifestação dos rodoviários em frente à Prefeitura Municipal, entres as Avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas, região central da cidade.
Antes das 8 horas da manhã, os manifestantes cruzaram três ônibus entre as avenidas e permaneceram no local, bloqueando a passagem. O trânsito fluiu com lentidão nas Avenidas Presidente Dutra e na Rua J.J. Seabra. “Nós tentamos desde sexta-feira, junto ao Ministério Público, a Prefeitura e a CDL. Fizemos de tudo para isso não acontecer, mas infelizmente quem poderia resolver não fez nada, nosso problema é gravíssimo”, disse José de Souza, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Urbanos, Intermunicipais e Interestaduais de Feira de Santana - Sintrafs.
Os rodoviários decretaram greve a partir das 0 hora da última terça-feira (23), após tentativas sem sucesso de tentar receber uma série de diretos trabalhistas como a segunda parcela do 13º salário, o adiantamento salarial, quitado todo dia 20 do mês, plano de saúde e ainda reclamam o não recolhimento do FGTS há 17 meses “Nós precisamos hoje de 1 milhão e duzentos mil para pagar os trabalhadores e voltar a normalidade da cidade”, confessou. Segundo o representante sindical, houve a negociação com a Prefeitura, onde esta arcaria com R$ 700 mil, relativo à antecipação dos vales-transportes a as empresas dariam a contrapartida de R$ 500 mil, mas não foi aceita a proposta. O desequilíbrio financeiro ainda atingem as contas com plano de saúde dos funcionários, R$ 200 mil em dívidas e R$ 5 milhões com fornecedores.
Segundo José de Souza, as empresas não tem interesse em voltar a circular em Feira de Santana, situação que só seria contornada com aumento imediato da tarifa e a renovação do contrato de concessão por mais dois anos. No atual cenário, segundo o Sintrafs, 1.200 funcionários estão desempregados. O sindicato defende que deve existir uma intervenção do Ministério Público, com a gestão do serviço de transporte com a participação do MP, Prefeitura e Sindicato, onde não seriam assumidos os passivos, somente os gastos com salários, manutenção de veículos e pneus. “Eu acredito que deveria acontecer uma intervenção, a Prefeitura deveria assumir as duas empresas arrumar o dinheiro e pagar com urgência aos funcionários, aí nós voltaríamos imediatamente a rodar”. Folha do Estado/Foto: Mário Sepúlveda
Fonte: Valter Vieira Noticias.

Situação das empresas de ônibus é lamentável, diz advogado, A declaração foi feita após a deflagração da greve dos rodoviários, por tempo indeterminado, na manhã de hoje, antevéspera de Natal.


O advogado das empresas de transporte urbano de Feira de Santana, Ronaldo Mendes, afirmou em entrevista ao Acorda Cidade na manhã desta terça-feira (23) que a redução da tarifa de R$ 2,50 para R$ 2,35 em junho do ano passado gerou um prejuízo de R$ 600 mil mensais aos cofres das empresas. Ele justificou ainda que, além disso, houve o crescimento do transporte clandestino na cidade, e a redução da passagem nos domingos e feriados também contribuiu para a situação lamentável do sistema.
As declarações foram feitas após a deflagração da greve dos rodoviários, por tempo indeterminado, na manhã de hoje, antevéspera de Natal. Os manifestantes bloquearam a Rua JJ Seabra e as Avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas com ônibus, reivindicando o pagamento dos salários atrasados, plano de saúde, a segunda parcela do 13º, dentre outros benefícios, que não foram pagos pelas empresas de transporte. Por conta da paralisação, muitas lojas do comércio fecharam as portas.
De acordo com Ronaldo Mendes, as empresas vinham fazendo o possível para manter o sistema. Ele afirmou que nunca houve atraso de salário antes da redução da tarifa. E que após a medida é que as empresas tiveram dificuldade de honrar os compromissos, como plano de saúde e empréstimos consignados dos empregados. “Tudo isso ao longo dos meses gerou déficit de caixa, que gerou essa situação lamentável”, disse.
O advogado afirmou ainda que as empresas sugeriram à prefeitura o aumento no valor da tarifa e a renovação do contrato por mais alguns meses, nem que seja para vender para outras empresas e conseguir pagar a recisão contratual, que são mais de 15 milhões.
Em reposta às declarações, o prefeito José Ronaldo de Carvalho afirmou que as empresas não podem continuar a operar com base em uma hipótese de ganhos financeiros futuros. Segundo ele, a tarifa foi reduzida após estudos criteriosos da prefeitura, com a participação da Universidade Estadual de Feira de Santana. “A licitação vai ser feita. O povo quer a licitação e o prefeito vai fazer o que o povo quer. O edital que vai ser lançado já vai falar em tarifa, vai falar de tudo.” 

Greve dos rodoviários entra no segundo dia sem previsão de término 24/12/2014 06h26 Rodoviários entraram com ação na Justiça do Trabalho para ter direito a ficar com os bens das empresas.


A greve dos motoristas e cobradores do transporte coletivo urbano, deflagrada na manhã de terça-feira (23), chegou ao segundo dia. O sindicato que representa a categoria foi notificado pelo Ministério Público, que solicitou o desbloqueio das vias interditadas pelos rodoviários com ônibus.
Durante todo o dia, ontem, houve discussões em busca de uma solução, mas nada foi resolvido. Segundo o vice-presidente do sindicato, Carlos Souza, as empresas não têm mais interesse em atuar na cidade e os trabalhadores, que estão demitidos, entraram com ação na Justiça do Trabalho para ter direito a ficar com os bens das empresas.
Os rodoviários estão vigiando a garagem para evitar que o proprietário das empresas 18 de Setembro e Princesinha retirem os veículos do local. Em nota pública, a prefeitura diz que a Administração Municipal tem feito, ao longo dos últimos meses, todos os esforços no sentido de que as empresas tenham tranquilidade para operar, possam melhorar a qualidade do serviço e também possam honrar seus compromissos com os trabalhadores.
Fonte: Acorda Cidade.

Acidente entre caminhão e van deixa oito feridos no centro da cidade 24/12/2014 12h44 Agentes da Superintendia Municipal de Trânsito (SMT) e a Polícia Militar estiveram no local para apurar as circunstâncias do acidente.




Uma van com vários passageiros tombou após uma colisão com um caminhão de placa não identificada, por volta das 10h30 desta quarta-feira (24) no cruzamento das ruas Honorato Bonfim com a Comandante Almiro, no centro de Feira de Santana.
Cerca de 10 pessoas estavam na van, que veio da cidade de Conceição da Feira. Eles iriam fazer compras no centro no comércio de Feira. Oito pessoas tiveram escoriações leves e foram socorridas por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) para o Hospital Geral clériston Andrade (HGCA).

Entre as vítimas estavam uma gestante e duas crianças. As vítimas ainda não foram identificadas. Agentes da Superintendia Municipal de Trânsito (SMT) e a Polícia Militar estiveram no local para apurar as circunstâncias do acidente.
O motorista da van estava no local, mas não quis gravar entrevista. Já o passageiro Edmilton Bispo, informou que o motorista do caminhão bateu na lateral da van, que tentou desviar, mas conseguiu e tombou.
“A gente nunca passou por uma situação como essa e a sensação é que iríamos morrer. Todos gritaram desesperados na van, mas graças a Deus todos saíram bem”, afirmou.
As informações são dos repórteres Andrea Trindade, Laiane Cruz e Paulo José 

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Bahia tem a quinta melhor média do Enem no Brasil; Feira de Santana lidera na Bahia


A Bahia jogou bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. De acordo com levantamento realizado com dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), o estado ocupa a quinta posição do ranking nacional, com média de 527,9 pontos nas quatro provas objetivas — Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. A Bahia, que teve 557 escolas com notas divulgadas, ficou atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais (veja ao lado). A média nacional foi de 522,17 pontos. As notas foram calculadas pela média de notas de todas as escolas dos estados, particulares e públicas. Ao todo, foram 14.715 escolas em todo o país. Desmembrando a nota da Bahia entre particulares e estaduais, a vantagem das instituições privadas é gritante: 564,35 pontos contra 476,02 de média. As escolas particulares ou estaduais representam 97% das instituições do país — os outros 3% são de escolas municipais e federais. (Correio*)

Rodoviários iniciam greve por tempo indeterminado: 'É o nosso pior Natal', desabafam 23/12/2014 06h29 Táxis, mototáxis e até mesmo lotações clandestinas estão sendo as alternativas dos usuários do transporte coletivo.




Sem segunda parcela do 13º e sem salários e benefícios pagos, centenas de motoristas e cobradores do transporte coletivo urbano de Feira de Santana iniciaram nesta terça-feira (23), antevéspera do Natal, uma greve por tempo indeterminado. Os ônibus não saíram das garagens e os terminais de transbordo seguem fechados.
Táxis, mototáxis e até mesmo lotações clandestinas estão sendo as alternativas dos usuários do transporte coletivo que precisam se deslocar ao trabalho ou centro comercial.
“Fizemos de tudo para evitar essa greve. Ela não é boa para ninguém. Há 16 meses viemos alertando sobre esses problemas e deixaram chegar a esse ponto. Este é o nosso pior Natal. Quem poderia resolver esse problema não resolveu, que é o prefeito. Não vamos aceitar que os transportes clandestinos assumam o lugar do transporte público legalizado de Feira de Santana”, disse o sindicalista José de Souza.
“Vivo disso. Estamos precisando receber nossos salários, tenho três filhos, sou pai e mãe em casa, acordo uma hora da manhã para preparar o almoço antes de ir para o trabalho. Estamos com água, luz e fatura de cartão de supermercado atrasados e o dinheiro não sai”, disse uma cobradora de ônibus. 
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Feira de Santana, Alberto Nery, informou que foram realizadas, desde quinta-feira da semana passada, várias reuniões com a participação do Ministério Público, do secretário municipal da Fazenda, Expedito Eloy, e do prefeito José Ronaldo de Carvalho, mas não houve acordo.
Nery informou também que na manhã do último domingo (21) houve uma reunião com o prefeito e ele disponibilizou 500 mil reais para que as empresas pudessem pagar o 13º salário e o vale dos funcionários, mas as empresas alegaram que o valor era irrisório para o pagamento dos créditos dos trabalhadores, cujo valor total gira em torno de 1 milhão e 300 mil reais.
O sindicalista disse ainda que a greve não está sendo motivada apenas pelo não pagamento do 13º salário e os salários do mês de dezembro, mas que as empresas também não pagaram o plano de saúde, que venceu no dia 15 de dezembro, e 300 mil reais do vale alimentação.
Fotos e informações dos repórteres Paulo José e Ed Santos do Acorda Cidade
Baixe o aplicativo do Acorda Cidade (iOS e Android) e acompanhe a cobertura sobre a greve dos ônibus também através do programa Acorda Cidade.

Rodoviários bloqueiam ruas com ônibus e polícia é acionada; veja fotos 23/12/2014 08h21 De acordo com o Major Müler, a polícia vai atuar com o objetivo de garantir a ordem durante o protesto dos rodoviários.



Uma parte dos rodoviários seguiu em caminhada até a Prefeitura Municipal de Feira de Santana e bloqueou a Rua JJ Seabra e as Avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas com ônibus na manhã desta terça-feira (23). Com os veículos impedindo o tráfego, um grande congestionamento se formou no centro da cidade. Diante da situação de protesto, a Polícia Militar foi acionada para evitar possíveis atos de vandalismo de pessoas que podem se infiltrar no movimento.
De acordo com o Major Müler, comandante da 64ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), a polícia vai atuar com o objetivo de garantir a ordem durante o protesto dos rodoviários.
“Entendemos que o fechamento das ruas não é a melhor opção porque prejudica o funcionamento do comércio e o direito de ir e vir das pessoas. A paralisação já trouxe um grande prejuízo para a população, que inclusive apoia o movimento por ser sensível à situação dos rodoviários, mas as coisas devem ser resolvidas por vias de negociação, sem bloqueio do trânsito”, informou.
Os funcionários das empresas de transporte coletivo urbano entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (23) por falta de pagamento. O sindicato que os representa declarou em entrevista ao vivo ao programa Acorda Cidade nesta manhã que é contra o fechamento de vias.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Capitão da PM morre ao tentar separar briga de casal em Teixeira de Freitas, O marginal foi localizado e morto em confronto com os Policiais de Teixeira de Freitas


O capitão da Polícia Militar José Roberto dos Santos foi morto a tiros ao tentar separar uma briga de casal , no final da tarde de domingo (21). O incidente aconteceu em um estabelecimento comercial na cidade de Teixeira de Freitas, localizada a 810km de Salvador, e as informações foram divulgadas pela PM na manhã desta segunda-feira (22), com base no depoimento de testemunhas.
Conforme informações da PM o capitão teve a própria arma tomada pelo suspeito no momento da discussão. Segundo a PM, o homem disparou três vezes contra José Roberto, que morreu no local.
O corpo do PM foi levado para o Instituto Médico Legal da região e, nesta segunda-feira (22), está sendo velado em Teixeira de Freitas. O enterro será no município de Juazeiro. O capitão José Roberto tinha 10 anos na Corporação e, em fevereiro deste ano, ele assumiu também a função de coordenador do Núcleo de Formação de Soldados da Unidade, ele exercia a função de subcomandante da 44ª Companhia Independente da Polícia Militar de Medeiros.
Policia Agiu Rápido e o elemento foi identificado e começaram as buscas e hoje dia (22) ele foi encontrado pela Policia.
O Marginal que matou o Capitão foi morto hoje em confronto com Policiais Militares no Hotel Nova América em Teixeira de Freitas.
Fonte: Acorda Cidade.

Zé Neto faz prestação de contas e agradecimentos em caminhada 21/12/2014 08h20 O líder do governo distribuiu o jornal anual do mandato, com todas as ações e atuações do deputado em Feira de Santana e na Bahia.


O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia voltou às ruas de Feira de Santana neste sábado (20), para agradecer ao apoio das pessoas durante o ano de 2014. Numa caminhada que saiu da Rua Domingos Barbosa de Araújo e percorreu o centro da cidade até a Marechal, ele fez uma prestação de contas de seu mandato para a população com a distribuição do jornal anual do mandato, um informativo que apresenta todas as ações e atuações do deputado em Feira de Santana e na Bahia. Além de prestar contas de seu mandato, Zé Neto conversou com as pessoas nas ruas, agradeceu os quase 42 mil votos que obteve em Feira de Santana e fizeram com ele já saísse eleito de sua cidade, bem como agradeceu a votação expressiva da presidenta Dilma Rousseff, que teve 67% dos votos feirenses, e do governador Rui Costa, eleito na cidade com cerca de 20 mil votos de frente. Para o deputado foi muito importante fazer essa travessia na cidade com os companheiros e companheiras de mandato e receber o reconhecimento do povo, sobretudo, num momento em que está prestando conta do mandato e levando à cidade o agradecimento pela esplendida eleição. “Reencontrar a minha gente e os lugares que compõem a minha identidade como a o Predileto, a Sales Barbosa, a Senhor dos Passos. Passar pela Câmara de Vereadores e lembrar que foi onde tudo começou, onde tive o primeiro mandato como vereador, passar pelos camelôs, conversar com a turma da Bernardino Bahia, com os comerciantes, enfim, ouvir das pessoas o desejo de que Deus nos proteja e nos conduza, tudo isso me encheu os olhos”, afirmou.

Operação da Polícia Rodoviária Federal apreende 163 veículos roubados e adulterados 22/12/2014 10h59 A ação atingiu municípios da região centro-sul do Estado do Piauí e região oeste do Estado da Bahia


Entre os dias 12 e 20 de dezembro, a Operação Hircus II percorreu mais de 30 municípios da região centro-sul do Piauí e oeste da Bahia. Ao final, 163 veículos foram identificados com registro de roubo/furto ou adulterados os sinais de identificação. A operação foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal, com apoio da Polinter/PCPI e Ministério Público Estadual da Bahia, no intuito de combater o roubo, furto, adulteração e outras fraudes e ilícitos relacionadas aos veículos.
Levantamentos preliminares apontam o estado de São Paulo e Distrito Federal como principais origens dos veículos roubados e recuperados na operação.
Com ocorrência de roubo ou furto foram identificados 99 veículos entre carros e motos, com adulteração são 64. A assessoria da PRF ressalta que a alteração deliberada dos dados que identificam os veículos automotores representa artifício da ação criminosa para esconder a origem ilícita, assim os veículos adulterados quase sempre são objeto de roubo ou furto.
Foto: Nucom / PRF
Fruto de extravio de formulários nas circunscrições regionais de trânsito – Ciretrans e reaproveitamento de documentos já fora de validade, 81 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos - CRLV (documento de porte obrigatório) suspeitos de serem falsos ou adulterados também foram detectados durante as ações.
Ao final da operação um total 148 (cento e quarenta e oito) pessoas que estavam de posse dos veículos roubados e/ou adulterados foram encaminhados à Polícia Civil e poderão responder por receptação e adulteração de sinais identificadores de veículos automotores.
Foto: Nucom / PRF
Os veículos deverão ser removidos para Teresina/PI e Salvador/BA. Nas capitais serão submetidos a procedimento pericial. Depois disso deverão ser devolvidos aos proprietários.  

Justiça cancela concurso da Câmara e taxa de inscrição será devolvida


Mais de três mil candidatos inscritos no Concurso da Câmara de Vereadores de Feira de Santana receberão de volta o valor pago pela inscrição do certame. A forma da devolução do dinheiro será discutida ainda nesta segunda-feira (22) e posteriormente divulgada nos veículos de comunicação da cidade.
O presidente da Câmara, Justiniano França, afirmou em entrevista ao vivo no programa Acorda Cidade que a Justiça decidiu cancelar o concurso público e determinou a abertura de uma nova licitação para contratação de outra empresa. Segundo Justiniano, não houve improbidade administrativa e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) pode ser convidada para organizar o concurso.
Ele explica que por ser uma instituição pública, não é necessário realizar licitação. Após a escolha da organizadora, será aberto novo período de inscrição.
Antes do cancelamento, o concurso foi suspenso. No dia 11 de março deste ano, o presidente da Câmara Municipal, Justiniano França, assinou a portaria para suspensão temporária do concurso público da Casa, atendendo à decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública, que julgou a ação civil do Ministério Público da Bahia contra o concurso. O MP alega que há irregularidades no processo de licitação, que selecionou o Instituto Ideal, uma vez que a modalidade do certame não contemplou o critério “técnica”. A Câmara recorreu, mas a Justiça decidiu pelo cancelamento.
Fonte: Acorda Cidade.

110 detentos são beneficiados com a saída temporária terça-feira (23)., Sobre o temor da população em relação à saída dos detentos, o diretor adjunto diz que não deve haver aumento da violência na cidade em razão do benefício.


A partir desta terça-feira (23), 110 detentos do Conjunto Penal de Feira de Santana serão beneficiados com a saída temporária de Natal. Os beneficiados, no entanto, devem retornar ao presídio no dia 28 deste mês.
De acordo com o diretor adjunto da instituição, Clériston Leite, são beneficiados com a saída temporária os presos que estão em regime semiaberto. “É um regime mais brando, geralmente quando ele já cumpriu uma boa parte da pena dele ou quando comete um crime de menor potencial ofensivo. E quando ele está nesse regime ele tem direito a esses benefícios, que são a saída temporária, trabalho externo e outros benefícios que a lei garante”, explicou.
De acordo com Leite, são permitidas cinco saídas por ano, sendo que de uma saída para outra tem que haver um intervalo de 45 dias. Ele informa que é feita uma lista com os nomes dos detentos que podem receber o benefício. Essas informações são encaminhadas para Justiça, que analisa e dá o veredicto.
Sobre o temor da população em relação à saída dos detentos, o diretor adjunto diz que não deve haver aumento da violência na cidade em razão do benefício. “Eu não acredito que a violência aumente ou diminua por conta disso. Porque aqui no Conjunto Penal a porcentagem de algum problema quando esses presos saem é bem pequena”, disse.
Perguntado sobre o que acontece quando os presos não retornam no dia marcado, Clériston Leite informa que a direção faz uma listagem com os nomes dos faltosos e encaminha para a Justiça. “Ultimamente nós temos praticamente 100% de retorno. Se a lei garante esse direito a eles, a gente tem que cumprir.”
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.